Muito traumático, 2022 não foi um ano fácil para ninguém, a considerar que o mundo passou por uma pandemia que deixou a saúde de muitas pessoas em risco. Apesar da vacina ter sido desenvolvida em tempo recorde, muitos jogos precisaram ser adiados por estarem incompletos ou instáveis para lançamento.
É certo afirmar que, graças ao home office, o mercado de jogos digitais não foi o mais prejudicado, como no caso do cinema. Porém, ainda assim foi possível perceber um grande número de adiamentos e cancelamentos de títulos muito aguardados.
Muitos lançamentos em pouco tempo
Fato é que, superada a pandemia, os lançamentos que não foram afetados pelo período de quarentena dos desenvolvedores no ano passado e aqueles que foram adiados para o ano seguinte acabaram colidindo em 2023. O resultado disso? Um mar de lançamentos neste ano.
Em um intervalo de 18 dias, por exemplo, recebemos três grandes jogos aguardados, todos no Xbox Game Pass: Sea of Stars (29 de Agosto), Starfield (6 de Setembro) e Lies of P (16 de Setembro). Agora em outubro, logo em seguida, também tivemos Assassin’s Creed Mirage, Forza Motorsport e Lords of the Fallen, com mais games de peso chegando em breve.
Enquanto Alan Wake 2 foi adiado para o fim de outubro, a próxima semana promete ser movimentada para os gamers. Em menos de sete dias receberemos Sonic Superstars, Super Mario Wonder e Spider-Man 2 — os dois últimos saindo no mesmo dia.
Vale lembrar, também, que o início do ano também foi movimentado. Ainda no primeiro semestre de 2023 foi possível jogar Hi-Fi Rush, Hogwarts Legacy, Resident Evil 4 Remake e Minecraft Legends. A maioria dos lançamentos agradaram o público, como The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom e Mortal Kombat 1.
Mesmo os jogos que vieram com uma boa quantidade de bugs, como o Star Wars Jedi: Survivor, venderam muito bem. Alguns títulos preferiram inclusive adiar o seu lançamento para evitar a concorrência absurda de 2023, como foi o caso de Alone in the Dark que foi adiado para Janeiro de 2024.
Com tantas opções no mercado, uma coisa é certa: a carteira de muitos gamers certamente vai ficar abalada. Além disso, as premiações terão uma missão difícil: afinal, independentemente dos escolhidos para concorrer aos melhores jogos do ano, boa parte do público ficará insatisfeita com o resultado.
Com lançamento atrás de lançamento, o ano ainda promete algumas surpresas, como Alan Wake 2, Super Mario Bros. Wonder, Call of Duty: Modern Warfare 3, Cities Skylines 2, Marvel’s Spider-Man 2 e Avatar: Frontiers of Pandora. E você, já jogou quais títulos em 2023? Está pronto para escolher o seu preferido entre tantas opções?