A finaleira de outubro foi tão agitada que nós recebemos um Xbox Series X para testar, mas essa definitivamente não é a principal notícia da semana. Cyberpunk 2077 foi adiado de uma forma tão brusca e inesperada que desequilibrou as energias da indústria.
Além do RPG da CD Projekt Red, outros games também foram adiados recentemente. A única coisa que ainda tem data de lançamento definida são os consoles de nova geração, que estão cada vez mais próximos das prateleiras.
Tanto Sony quanto Microsoft já começaram a distribuir seus produtos para os “jornalistinhas”, inclusive esse que vos escreve. Vamos trocar uma ideia sobre tudo isso nessa edição mais que especial do Jornal dos Jogos!
Novas da semana
Cyberadiado 2077
A CD Projekt Red ressignificou a fase de desenvolvimento gold e adiou Cyberpunk 2077. Antes marcado para chegar em 19 de novembro, o RPG futurista agora tem lançamento marcado para 10 de dezembro. A nova data veio acompanhada de ameaças de morte, crunch e corporativismo, como descrevemos aqui ó.
Falando em adiamentos…
A Ubisoft aproveitou a cortina de fumaça deixada pela CD Projekt Red e também fez mudanças em seu calendário de lançamentos. A empresa atrasou o aguardado Far Cry 6, antes previsto para fevereiro de 2021, e Rainbow Six Quarantine, que já havia sido atrasado no ano passado. Os dois jogos foram movidos para o próximo ano fiscal da firma, que começa em março de 2021, devido à pandemia do imortal Corongavírus (vai embora desgraça, eu não aguento mais).
Watch Dogs Legion chegou
Enquanto dois jogos foram atrasados, a Ubisoft finalmente lançou Watch Dogs Legion, que permite transformar qualquer NPC em personagem jogável. O game chegou com um Ray Tracing bonitão no PC, apesar de problemas de performance. Além disso, o título ganhou manchetes por causa de um bug horrendo no Xbox One X, que felizmente já foi corrigido.
Novos benchmarks na área
A AMD apresentou recentemente a linha de placas de vídeo RX 6000, que traz a arquitetura RDNA 2 (RDNA 3 não existe, galera, só pra constar). Segundo novos benchmarks que apareceram na internet, a nova leva de GPUs consegue mesmo alcançar os produtos da série RTX 30 da Nvidia, o que deve aquecer o mercado de hardware nos próximos anos.
Novo app do PlayStation
Pra galera que joga no PS4 e curte usar os apps do ecossistema para comunicação, temos novidades. A Sony apresentou um redesign do aplicativo principal do PlayStation para acompanhar a chegada do PS5. Além do visual renovado, a empresa uniu diversas funções em apenas um programa, um grande avanço em comparação ao que tínhamos anteriormente.
Spiderverso no PS5!
Outra novidade maneira para os fãs da PlayStation é o novo traje apresentado para Spider-Man: Miles Morales. A Insomniac anunciou uma roupa inspirada no filme Homem-Aranha no Aranhaverso que traz animação similar ao longa-metragem. Confira o vídeo de gameplay dessa baita referência aqui.
Apple TV (e mais) no Xbox
No lado verde da força, uma novidade legal para ficar de olho é a lista de serviços de streaming que estará disponível no Xbox Series X e S no lançamento. A Microsoft trará aos consoles todas as plataformas que já estão presentes no Xbox One, incluindo Netflix, Disney+ e Prime Video, serviço da Amazon que só chegará depois ao PS5. Outra parada que está nesse bolo é a Apple TV, que chega aos Xbox em 10 de novembro, mesmo com a Maçã e a Microsoft estando em pé de guerra por causa do xCloud fora do iOS.
Infinidade de problemas
O adiamento de Halo Infinite para 2021 foi tão brusco que a caixa do Xbox Series X ainda chega estampada com o capacete de Master Chief. Se isso já não fosse treta o suficiente, o game ainda está passando por problemas até agora: recentemente, o diretor do projeto, Chris Lee, resolveu abandonar o barco, seguindo a tendência de outros desenvolvedores.
Fortnite next-gen
Para acompanhar a nova geração em 10 de novembro, Fortnite receberá uma atualização voltada para os novos consoles. O battle royale da Epic Games ganhará suporte para gameplay em 4K e 60 fps no Xbox Series X e PS5. O Series S também contará com essa taxa de quadros, mas em Full HD (1080p). Outro detalhe interessante é o suporte para 60 fps em tela dividida, algo cada vez mais raro nos jogos atuais.
Música do Backstreet Boys?
Após cerca de dois meses de seu lançamento, o jogo de história Tell me Why ganhou dublagem em português brasileiro. Disponível no PC, Xbox e Android via Game Pass, o título recebeu localização completa e coerente: a Dontnod contratou atores trans para fazer a voz de Tyler. No Brasil, o trabalho ficou nas mãos de Gabriel Lodi.
Ordem Paranormal: Só Sucesso
Seguindo no tema de dublagem, outro game que teve novidades envolvendo localização é Ordem Paranormal: Enigma do Medo. O indie que arrecadou mais de R$ 2 milhões no Catarse será dublado e terá a participação de Guilherme Briggs. O lançamento está previsto para junho de 2022.
Nova geração chega ao Brasil
A nova geração de consoles começa oficialmente em 10 de novembro, quando Xbox Series X e S chegam ao Brasil (e com preço mais baixo). Em seguida, no dia 19, é o PlayStation 5 que dá as caras nas prateleiras de lojas físicas brazukas.
Enquanto o lançamento ainda está a alguns dias de distância, os consoles da nova geração já chegaram ao Brasil: tanto Microsoft quanto Sony começaram a enviar seus monstrinhos para a imprensa e influenciadores.
Conheça os consoles da nova geração no nosso especial
O Jornal dos Jogos teve a sorte de ser notado e recebeu um Xbox Series X para testes. Como só podemos falar do visual do produto atualmente, abarrotamos o nosso site e Twitter com publicações sobre o design vertical, que traz uma vibe de PC, o tamanho do dispositivo e seu novo controle.
Em breve, essa newsletter que vos escreve também poderá falar sobre o desempenho do console de nova geração da Microsoft. Logo, fique ligado no nosso site, no Twitter e também lá no Adrenaline, que receberá conteúdos feitos pelo cara por trás dessa singela publicação.
Falando em Adrenaline, um PlayStation 5 chegará em breve lá na redação e você poderá acompanhar mais detalhes sobre o console com o Diego Kerber. Enquanto isso, confira o unboxing do Meu PlayStation para ter uma ideia do tamanho do produto da Sony.
Como já dissemos por aqui, a nova geração não economiza no espaço, mas isso deve ter um impacto positivo na performance dos consoles. Agora é aguardar por mais testes e opiniões, que estão chegando em breve.
Ps: como essa edição já está pra lá de gigantesca, vamos enforcar os Classificados. Ainda assim, deixamos aqui a dica: dois jogos maneiríssimos estão grátis na Epic Store até quinta, 5 de novembro.