A E3 2021 acabou, mas parece que ainda estamos vivendo em um constante delírio coletivo no mundo dos games. De qualquer forma, agora sabemos que Elden Ring é real e possui uma data de lançamento.
A nação que curte soulslike está em festa desde o período pré-E3 2021: o aguardado Elden Ring feito por Hidetaka Miyazaki e George R. R. Martin finalmente, ganhou um trailer recheado de ação.
Além do novo vídeo, a Bandai Namco já divulgou outros detalhes do projeto, como a presença de elementos multiplayer e a data de lançamento do aguardado projeto. Elden Ring será lançado em 21 de janeiro de 2022 e contará com versões para PC, PlayStation e Xbox, incluindo os consoles da oitava geração, os guerreiros PS4 e Xbox One.
Foco no Game Pass
A Microsoft também brilhou em sua conferência e finalmente mostrou a que veio. A empresa revelou diversos games para os consoles Xbox Series X e S, incluindo exclusivos para as plataformas da empresa, que também incluem PC e Xbox.
Os grandes destaques foram Starfield, Forza Horizon 5 e The Outer Worlds 2. Além disso, mais de 20 títulos foram revelados com lançamento direto no Xbox Game Pass, garantindo um belo upgrade para o catálogo da assinatura.
A aposta da empresa em impor exclusividade aos jogos da Bethesda irritou alguns jogadores do PlayStation, mas a galera não precisa se preocupar. O xCloud está evoluindo rapidamente e em breve será lançado até mesmo para televisões.
Com a expansão da plataforma em nuvem, que já funciona bem até no Brasil, a tendência é que até mesmo quem só possui um console PlayStation consiga jogar os games da Microsoft, bastará assinar o Xbox Game Pass e aproveitar os jogos da plataforma em um dispositivo compatível, seja um PC, Xbox, celular ou Smart TV.
Conspiração
A Nintendo fez uma bela apresentação na E3 e mostrou o novo Zelda parece maneiro. A PlayStation, como de praxe, não deu as caras no evento, mas, mesmo fora dos holofotes, está na boca do povo.
As discussões envolvendo a empresa estão ao redor do estúdio indie Blue Box Games, que está desenvolvendo o jogo Abandoned e gerando debates na internet. Após uma série de pistas serem encontradas, os fãs de Silent Hill levantaram uma hipótese: afinal, a produtora é uma fachada de Hideo Kojima?
Uma galera está pensando que tudo não se passa de um golpe de marketing do desenvolvedor, que já fez isso anteriormente. Quando ainda fazia parte da Konami, Hideo Kojima bolou a produtora indie Moby Dick Studio para divulgar a franquia Metal Gear.
Enquanto o precedente existe e as pistas estão deixando muita gente com a mesma vibe do meme dos “Aliens”, a Blue Box Games continua desmentindo a história. A companhia diz que não possui envolvimento com Hideo Kojima ou Silent Hill, tanto em tweets quanto em um vídeo, que foi curtido pela Kojima Productions.
Uma dança perigosa
Independente do desfecho da história, temos aqui um caso que cresceu o suficiente para ter consequências negativas com qualquer desfecho. Afinal, se toda essa confusão foi inventada pelo estúdio indie, os caras certamente vão tomar algumas pauladas do público. E como estúdio indie nem sempre tem muita grana, isso pode dar uma bela abalada no projeto.
Para o lado da PlayStation e Kojima Productions, o caso pesa na credibilidade: ao que parece, o mistério de Abandoned gerou tantos comentários que até está sendo utilizado para golpes online. Isso deixa a dúvida: até que ponto a publicidade misteriosa vale a pena?
Se as duas empresas, renomadas e respeitadas, estão vendo os desdobramentos e ainda preferem deixar tudo acontecer para “hitar” na internet, estamos cruzando linhas bem perigosas por propaganda. Afinal, enquanto a Microsoft estava na E3 recheando o Game Pass com jogos e apresentando exclusivos, a Sony, em tese, estaria fazendo um joguinho de mistério ao invés de mostrar algo concreto para os fãs.
Novas da semana
Carta na manga
Além de trabalhar em correções para Cyberpunk 2077, que recebeu mais um patch recentemente, a CD Projekt Red lançou The Witcher Tales: Thronebreaker para celulares Android. O RPG que baseado no jogo de cartas Gwent está disponível de graça na Play Store, sendo uma ótima pedida para os fãs de The Witcher.
A queda das exclusividades
Além de ser palco de apresentação para diversos novos games, a semana da E3 também foi marcada pelo fim da exclusividade de uma série de games. Confirmando rumores, The Medium será lançado no PS5 em 3 de setembro.
Outro jogo pesadíssimo nos PCs, Godfall deixou de ser exclusivo do PS5 e será lançado no PS4 em 10 de agosto, com a expansão Fire & Darkness. É interessante notar que os desenvolvedores levantaram a bola do SSD e o novo controle da Sony, o DualSense, para justificar o lançamento do jogo somente na nova geração, mas parece que tudo não passava de papo de marketing.
Right call
A Square Enix ficou feliz com o lançamento de Outriders diretamente no Xbox Game Pass. A empresa disse que o jogo vendeu bem digitalmente (mesmo custando R$ 300) e que a disponibilidade no serviço da Microsoft “favoreceu” esse cenário.
Outriders chegou ao mercado com problemas de servidor e, mais de um mês depois, não está 100% polido. A produção da Square Enix entrega uma bela dose de diversão e que faz bastante sentido dentro do Game Pass, mas que certamente não vale os R$ 300 cobrados na compra avulsa.
A situação deixa uma dúvida no ar: será que outros jogos como serviço, incluindo Vingadores, teriam se saído melhor com um lançamento no Game Pass?
Finalmente
Durante os últimos anos, a PlayStation ganhou fama por ser contrária ao cross-play em jogos online, mas isso deve mudar. O atual comandante da divisão de games da Sony, Jim Ryan, disse que pretende dar mais suporte para o multiplayer compartilhado. Vamos ver se isso não fica só na promessa.
Classificados
Promoção da Ubisoft
A Ubisoft está realizando uma baita promoção no PC e consoles. Enquanto a galera do PlayStation e Xbox pode aproveitar descontos de até 90%, incluindo Far Cry 3 por R$ 8, o pessoal do PC possui um cupom de R$ 40 para usar em compras.
As compras acima de R$ 59,99 realizadas na Ubisoft Store são compatíveis com o cupom de desconto FORWARD, que diminui R$ 40 da compra. A boa notícia é que a loja possui um carrinho, o que permite comprar mais de um game com o desconto.
Jogo grátis
A Epic Games Store está distribuindo Overcooked 2 de graça até quinta-feira (24), o que já é bem legal, mas a próxima leva de jogos é ainda melhor. No fim da semana, a companhia trará Horizon Chase Turbo e Sonic Mania sem custos.
Amazon Prime Day
A Amazon está realizando o Prime Day, que reúne uma série de promoções ao estilo Black Friday, só que na metade do ano. Para quem gosta de jogos físicos (e não possui um console digital) ou quer dar uma aprimorada no setup gamer, vale a pena ficar de olho nas promoções.
Nós separamos alguns produtos estão com desconto ou podem aparecer em promoção durante o evento, que vai até 22 de junho. Confira abaixo: