O mercado de games teve mais uma semana canônica. Além de novidades polêmicas sobre GTA 6, a PlayStation realizou uma demissão em massa e a Nintendo resolveu processar um emulador. Bora saber tudo sobre isso?
Tenha uma boa leitura e até mais📰🎮
Reta final de GTA 6
Com lançamento marcado para 2025, GTA 6 estaria indo para a reta final de desenvolvimento, de acordo com uma reportagem da Bloomberg. A Rockstar supostamente chamou todos os seus funcionários para trabalhar no escritório a partir de abril, dando fim ao home office, para acelerar a produção e evitar vazamentos do game.
No entanto, nem todo mundo ficou contente com a decisão. Alguns empregados temem que o retorno ao escritório seja apenas uma desculpa da Rockstar para intensificar o crunch, termo usado para definir longas jornadas de trabalho no mercado de games, indo além do que foi estipulado por empresa e funcionário.
A situação é bastante complexa e certamente vai render muitos debates tanto entre jogadores quanto na indústria, que está de cabeça para baixo atualmente.
Demissões na PlayStation
Na semana passada, chegou a vez da PlayStation realizar uma demissão em massa. A empresa dispensou cerca de 900 funcionários, afetando estúdios como Insomniac Games (Spider-Man) e Naughty Dog (The Last of Us), além de fechar uma produtora inteira.
Jim Ryan, que está deixando a companhia este ano, encabeçou o textão sobre as demissões, dizendo que “muitas decisões difíceis” foram tomadas. O anúncio chega pouco tempo depois da empresa reduzir suas expectativas de ganhos, já que o PS5 não receberá grandes exclusivos em 2024.
EA Games também demite
Vale ressaltar que a Sony não foi o único estúdio a demitir na semana. A Eletronic Arts dispensou 6% de toda sua força de trabalho global, com mais de 700 pessoas sendo afetadas. A companhia ainda cancelou jogos, incluindo o The Mandalorian da Respawn, e realizou mudanças em sua estratégia. A partir de agora, a companhia pretende focar mais em suas próprias séries de games ao invés de projetos licenciados.
Além da EA, outros dois estúdios conhecidos, mas de menor escopo, também anunciaram demissões. A Deck Nine, de Life is Strange True Colors, demitiu 20% de seus funcionários, enquanto a Supermassive Games perdeu 30% dos empregados.
Toys for Bob vira independente
Neste mar de demissões, um estúdio resolveu dar o grito de independência e deixar a asa de uma grande empresa. A renomada produtora Toys for Bob, que produz jogos de Crash e Spyro, saiu da Activision e vai atuar de maneira independente.
Os termos da separação não foram divulgados, mas a companhia afirmou que já está trabalhando em seu primeiro jogo como desenvolvedora independente. Além disso, a Toys for Bob disse que pode fechar parcerias com a Microsoft, o que poderia manter a empresa trabalhando com Crash e Spyro nos próximos anos.
Nintendo processa Yuzu
Em um movimento bastante peculiar, a Nintendo resolveu processar o Yuzu, um dos emuladores mais populares de Nintendo Switch. A Big N diz que o software facilita o consumo ilegal de games da marca e foi um dos responsáveis por Zelda: Tears of the Kingdom ser pirateado um milhão de vezes antes do lançamento.
Na ação legal, a Nintendo pede que o emulador seja desativado e que seu desenvolvimento seja interrompido, além de uma multa em dinheiro. A galera do Yuzu já está se movimentando para responder o processinho, mas caso a situação complique para eles, é sempre bom lembrar: já existem outros emuladores de Switch no mercado.
Novo Pokémon a caminho
Além de dar trabalho para advogados, a Nintendo também anunciou um novo jogo da franquia Pokémon. Chamado de Pokémon Legends Z-A, o título chega ao mercado em 2025 em “consoles Nintendo Switch”. Ou seja, talvez tenhamos aqui o primeiro título de nova geração da Big N.
Stardew Valley 1.6 está chegando
A grande atualização gratuita 1.6 ganhou data de lançamento em Stardew Valley de PC. O conteúdo, que inclui diversas novidades e até um festival, será lançado em 19 de março. A versão de consoles e celular ainda não possuem data, mas chegam “assim que possível”.
Call of Duty Mobile ganha data
Quem também ganhou data de lançamento foi Call of Duty Warzone Mobile. O título chega em 21 de março de 2024 no Android e iOS com uma experiência clássica. O game contará com os mapas Verdansk e Rebirth Island, e o pré-registro já está aberto para usuários interessados.
F1 2024 a caminho
Quem também está na pista é F1 24: a EA Games anunciou o jogo com um trailer e data de lançamento: 31 de maio para consoles PlayStation e Xbox, incluindo PS4 e Xbox One, bem como PC. Os preços partem de R$ 359.
Classificados
💻A Epic Games liberou o jogo Aerial_Knight’s Never Yield de graça por tempo limitado. O título está disponível sem custos até o dia 7 de março neste link.
💻Os jogos do mês de março grátis do Prime Gaming foram revelados e incluem Fallout 2 e Invincible Presents: Atom Eve. Você pode assinar o serviço por 30 dias grátis aqui.
🔵Os games de março da PlayStation Plus também foram revelados. Neste mês, os assinantes da versão Essential receberão Sifu e mais títulos — veja a lista.
🔵A versão em mídia física de Final Fantasy VII Rebirth está disponível com 5% de desconto e entrega grátis na Amazon.
🫂O remake de Brothers: A Tale of Two Sons chegou com um preço bem amigável e está com desconto na Nuuvem, saindo por R$ 59,99.
Lançamentos da semana
Depois de Final Fantasy VII Rebirth chegar com tudo, a semana agora está mais tranquila de lançamentos, mas com alguns destaques interessantes. Confira agora!
- Expeditions: A MudRunner Game (05/03) – PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch.
- The Outlast Trials (05/03) – PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X.
- Classified : France ’44 (05/03) – PC, PS5, Xbox Series S/X.
- WWE 2K24 (08/03) – PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X.
- Unicorn Overlord (08/03) – PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch
Dica do Jornal: TikTok do Mateus
O Mateus Mognon, que faz parte da equipe aqui do Jornal, vai começar a levar conteúdos aqui da newsletter para o TikTok e Instagram! Se você gosta de vídeos curtos, vale a pena dar aquele follow maroto ❤️
Veja também:
- Review – Like a Dragon: Infinite Wealth é o RPG que eleva o nível da franquia Yakuza
- Decepção ou não? Veja se Skull and Bones é mesmo um jogo AAAA
- Saiba mais – Afinal, o que são os jogos AAA (triplo A)?
Mande um Pix pro Jornal!
Gostou do conteúdo? Faça como o nosso leitor Welber Batista e mande um Pix para o Jornal! Use o nosso e-mail como chave: [email protected]! Você também pode incluir uma mensagem para aparecer aqui na newsletter 💌