Categorias
Newsletter

6 tendências dos games para ficar de olho em 2022

O ano novo já começou, mas vamos olhar rapidinho para trás e tentar adivinhar o que vem pela frente


O ano de 2021 chegou apenas como um DLC do tenebroso 2020, mas teve desdobramentos interessantes no mundo dos games. Além de marcar o primeiro ano da geração de consoles, também tivemos a indústria inteira lidando com uma crise de chips que aterrorizou desde fabricantes de placas de vídeo até quem faz carros.

Para começar 2022 muito bem, separamos algumas tendências para o mercado de games que devem ser bem presentes no novo ano, quer você goste ou não.

A lista segue apenas um critério: as vozes da minha cabeça. (Brincadeira, gente, os assuntos abordados aqui tiveram um baita impacto no setor em 2021, o que pode ser um indicativo de que as pautas devem ser corriqueiras neste novo ano.

A era da pós-resolução

As placas de vídeo ficaram escassas e cada vez mais caras em 2021, mas a galera do PC teve para onde fugir: a Nvidia conseguiu expandir o DLSS em 2021 com novos plugins para Unity e Unreal Engine 4, levando a tecnologia para mais de 100 games.

Melhores jogos de PC com RTX de 2021

Além disso, a AMD finalmente entrou na era da “pós-resolução” com o Fidelity FX SuperResolution, que pode ser utilizado até mesmo em consoles. Se a tendência seguir em 2022, teremos cada vez mais games aparecendo com ambas as tecnologias, uma ótima notícia para quem não tá podendo trocar de hardware.

Streaming de games no Brasil

O streaming de games parecia coisa do futuro há pouco tempo, mas já é uma realidade no Brasil. Em 2021, duas das principais plataformas de jogos via internet chegaram no país, o xCloud e o Nvidia GeForce Now.

Apesar de apresentarem problemas inicialmente, os dois serviços já estão mais estáveis e permitem utilizar games pesados diretamente no celular, sem a necessidade de um hardware potente. Em 2022, a tendência é que o cenário evolua ainda mais no Brasil.

Enquanto o GeForce Now ainda está acertando os ponteiros de seu modelo de negócio, o xCloud ganhará funções que farão a diferença em breve, como suporte para streaming direto nos consoles Xbox One e Xbox Series X/S — ou seja, dá pra segurar as pontas por mais tempo sem ter que trocar de console e até placa de vídeo.

O crescimento dos portáteis

Console portátil da Razer feito em parceria com a Qualcomm

O Nintendo Switch já vendeu mais de 100 milhões de unidades e comprova: existe um grande mercado de consoles portáteis para ser explorado. Os primeiros passos de grandes empresas nesse segmento já foram dados em 2021, mas devem render seus primeiros frutos no ano que vem.

Para começar, a Valve não para de divulgar o Steam Deck, que será lançado em 2022. Trazendo um hardware que dá um pau no console da Nintendo, mas com um preço mais alto, o produto promete ser um bom companheiro para os jogadores de PC — a chegada no Brasil, no entanto, ainda é incerta.

Além disso, a Qualcomm lançou seu primeiro chip para consoles portáteis, o Snapdragon G3x. Em parceria com empresas como Razer, a gigante dos chips quer lançar consoles que são bem finos e rodam jogos e apps do Android. Ou seja, além de ter “exclusivos” como Free Fire, os produtos tendem a ser uma bela plataforma para consumir games de serviços como o xCloud.

Projeto Spartacus

(Imagem: The Verge/Reprodução)

A finaleira de 2021 contou com um rumor interessante sobre a Sony: a empresa supostamente está trabalhando em um serviço com codinome Projeto Spartacus. A plataforma supostamente unirá PS Plus e PS Now, dando vida a um aguardado concorrente para o Xbox Game Pass.

Enquanto o serviço não terá jogos da empresa direto no lançamento, o catálogo supostamente será robusto, incluindo até mesmo clássicos da era PS1 e PS2. Como o lançamento pode acontecer ainda na primeira metade de 2022, não vai demorar para sabermos mais detalhes sobre o possível serviço da Sony.

PlayStation no PC

Enquanto o Projeto Spartacus ainda é rumor, outro ato inimaginável já virou rotina: a Sony está lançando jogos no PC. O ano de 2021 consolidou a nova estratégia expansiva da empresa, que será ainda mais forte neste ano.

God of War vai dar as caras no PC já em janeiro de 2022, enquanto Uncharted estará disponível na plataforma futuramente. Resta agora esperar pela chegada de outros títulos famosos que ainda não foram confirmados no PC. Será que o aguardado Bloodborne vem aí? Só o tempo dirá…

Games, criptomoedas e NFTs

A Ubisoft transformou skins de Ghost Recon em NFTs, que são itens que podem ser vendidos pelos usuários

Após alguns passos tímidos na indústria de jogos AAA, a tendência é que as criptomoedas e os polêmicos NFTs estejam cada vez mais presentes nos games. No final de 2021, a Ubisoft flertou com o assunto lançando a plataforma Quartz, que aparentemente flopou.

Além disso, a galera desenvolvendo STALKER também quis mexer no assunto, mas tomou pancada da comunidade e acabou desistindo da implementação de NFTs no novo game da franquia. Ainda assim, os jogos “play to earn” seguem bem populares no PC e nos celulares, o que pode inspirar grandes empresas a adotarem a novidade, mesmo que desenvolvedores icônicos como Josef Fares não curtam essa ideia.

Quer uma prova? O ano de 2022 mal tinha começado e a Square Enix já lançou uma carta dizendo que está comprometida a investir pesado em games e soluções com NFT, blockchain e metaverso.

O que você espera de 2022?

E aí, quais são as suas projeções para o ano de 2021 nos games? Será que voltaremos a ter consoles nas prateleiras das lojas. As placas de vídeo deixarão de custar um rim? A Nintendo vai olhar para o PC e ver que ter um mercado em potencial bacana na plataforma?

Mande suas apostas como resposta para a gente via e-mail ou então lá no Twitter e Instagram do Jornal. Quem sabe a sua resposta aparece na próxima edição do nosso resumo semanal.

E que 2022 seja mágico para todos nós!

Por Jornal dos Jogos

Uma newsletter de games que cresceu tanto que ganhou um site!