Quando paramos para pensar no mercado de games em 2022, é inegável a importância das sequências. Os grandes lançamentos foram marcados pela continuidade de franquias consagradas e até mesmo jogos originais que são praticamente “sequências involuntárias”.
Prova disso são as indicações de melhores jogos do ano no The Game Awards em 2022. Com exceção de Stray, todos os outros games são sequências ou algo do tipo, como God of War Ragnarok, Horizon Forbidden, A Plague Tale Requiem e Elden Ring — que segue a clássica fórmula da série Souls.
Em 2023, a tendência é que as sequências não chamem tanta atenção entre os grandes lançamentos, mas isso não quer dizer que o conteúdo original vai imperar entre os jogos AAA. Ao que tudo indica, os grandes destaques do ano que está começando serão os remakes.
O retorno de Dead Space
A temporada de remakes aguardados será aberta já em janeiro. No dia 27, a EA Games vai lançar Dead Space, uma produção da Motive Studios que trará de volta a franquia clássica de terror da finada Visceral Games.
Pelo que já vimos até agora, o jogo promete ressuscitar a atmosfera de terror da franquia, que também inspirou The Callisto Protocol em 2022. Com gráficos de ponta, o título será lançado no PC e nova geração com reformulações e uma “experiência mais profunda e imersiva.”
O aguardado Resident Evil 4 Remake
O remake mais esperado de 2023, no entanto, é outro: Resident Evil 4 Remake. Com lançamento previsto para 24 de março, o game chamou a atenção desde sua revelação, após anos de rumores.
Trazendo dublagem em português brasileiro e um preço baixo para os padrões atuais, o jogo é uma reformulação do clássico do PS2, que já foi relançado para muitas plataformas. Assim como nos remakes de Resident Evil 2 e 3, o jogo trará aprimoramentos gráficos, refinamentos de gameplay e algumas mudanças na narrativa.
Resta agora aguardar para ver se o título será um sucesso como Resident Evil 2 ou uma experiência mais branda, como RE 3 Remake.
Silent Hill 2 Remake
Ainda sem data de lançamento, outro remake que pode dar o que falar em 2023 é Silent Hill 2. Aguardado pelos fãs da franquia, o jogo está em produção pela Bloober Team, de The Medium, prometendo reviver o clássico game da franquia para PS2.
Enquanto o remake para PS5 e PC ganhou um trailer que animou os fãs, ainda temos poucos detalhes sobre o game. No entanto, a Konami está engajada em reviver a franquia, que também ganhará outros títulos no futuro.
Final Fantasy VII Rebirth
Mais um título bastante peculiar na indústria dos remakes, Final Fantasy VII Rebirth será lançado em 2023. O jogo chama a atenção por ser a sequência do remake lançado em 2020, continuando a história de Cloud e seus parceiros.
Considerando o sucesso da primeira parte do remake, bem como a experiência da Square Enix em RPGs, a tendência é que Rebirth ganhe bastante atenção durante o ano.
The Witcher Remake
Além dos remakes que devem chegar em 2023, também temos grandes projetos anunciados para o futuro que devem render manchetes no ano que vem. Um desses casos é The Witcher, que terá seu primeiro jogo refeito na Unreal Engine 5.
Enquanto a história permanecerá a mesma, o clássico da CD Projekt Red será atualizado com gráficos melhores e gameplay renovado. Ou seja, nada de Geralt balançando a espada na hroa da luta.
Splinter Cell voltando
Outro aguardado remake que pode render em 2023 é Splinter Cell. Produzido pela Ubisoft Toronto, o jogo ainda não tem data de lançamento, mas já teve alguns detalhes interessantes revelados.
Além das atualizações gráficas, o jogo também contará com uma história adaptada para o público moderno. Com foco em stealth e investigação, o game terá o retorno de Sam Fisher como protagonista.
5 jogos para ficar de olho em 2023
Com tantos remakes chegando, será que teremos os indicados ao The Game Awards 2023 tomados por jogos desse tipo? Vamos torcer para que os lançamentos originais tenham força para ganhar os holofotes de projetos AAA reciclados com tanto renome.