Além de desenvolver placas de vídeo para games e funções, profissionais, a Nvidai também conta com soluções voltadas para criadores de conteúdo. Uma das mais interessantes é o Nvidia Broadcast, que já foi testado aqui no Jornal dos Jogos. Recentemente, a função voltou a ganhar holofotes por causa de uma “bruxaria” tecnológica: o efeito de contato visual.
Disponível no Nvidia Broadcast 1.4, a função de contato visual utiliza inteligência artificial para manter o usuário olhando para a câmera a todo momento. Assim, ao invés de aparecer olhando para a tela enquanto checa um roteiro, por exemplo, o criador de conteúdo fica encarando a câmera a todo momento.
A ferramenta de contato visual AI é capaz de detectar os olhos do usuário e ajustar a posição da câmera de forma impressionante. Algumas simulações feitas por criadores de conteúdo ganharam atenção nas redes sociais e mostram como o resultado final é praticamente imperceptível.
Como usar a função de contato visual do Nvidia Broadcast?
Se você viu os testes impressionantes da função, como esse da Letícia Wexell do site Dropando Ideias, e ficou interessado em usar a função, o Jornal dos Jogos traz um breve tutorial da novidade! Antes disso, no entanto, é importante ressaltar que é necessário ter um PC ou notebook que atende aos requisitos de uso da ferramenta.
Confira abaixo as especificações necessárias para usar o Nvidia Broadcast no seu computador.
Requisitos do Nvidia Broadcast
- Sistema: Windows 10 ou superior
- Placa De Vídeo: NVIDIA GeForce RTX 2060, Quadro RTX 3000, TITAN RTX ou superior
- RAM: 8GB de RAM ou mais
- CPU Recomendado: Intel Core i5 8600, AMD Ryzen r5 2600 ou superior
- Driver: NVIDIA Studio Driver 526.98, driver Game Ready 526.47, NVIDIA RTX Enterprise Driver 526.67 e superior
Ou seja, para usar as funções do Nvidia Broadcast, é necessário ter um computador que possua placa de vídeo RTX. As GPUs gamers da linha também contam com outros recursos interessantes, incluindo DLSS e suporte para Ray Tracing, uma das principais tendências dos games no segmento de gráficos.
Como ativar a função: passo a passo
Seu computador aguenta rodar o Nvidia Broadcast? Então bora para o tutorial de instalação! Siga o passo a passo abaixo para instalar o programa e ativar a função de contato visual.
- Entre no site da Nvidia e baixe o Nvidia Broadcast;
- Conecte sua webcam e microfone no computador e, depois disso, abra o Nvidia Broadcast;
- Na interface principal do programa, vá para a aba de câmera e selecione a sua câmera como fonte;
- Agora que tudo está configurado, ative a opção “Contato Visual (Beta)” nos Efeitos, como mostrado na imagem abaixo.
Se tudo der certo, você já conseguirá ver a novidade funcionando na prévia do Nvidia Broadcast. Para utilizar a função em lives ou vídeos gravados, basta selecionar a fonte de câmera do Nvidia Broadcast como padrão em seu software de captura, como OBS ou Streamlabs.
Mais novidades no Nvidia Broadcast 1.4
A ferramenta de contato visual é apenas uma das novidades que chegou na grande atualização do Nvidia Broadcast. A atualização 1.4 inclui melhorias em efeitos existentes da plataforma, que foram aprimorados com inteligência artificial e colaborações da comunidade.
A Nvidia também integrou uma solução com efeito de Vinheta no Broadcast, que, combinada com funções de Blur, permite desfocar o fundo de maneira mais profissional usando o software. A solução de remoção de fundo também recebeu melhorias significativas.
Além da imagem, o Nvidia Broadcast também conta com uma suíte de ferramentas voltadas para som. As soluções, disponíveis na aba de microfone, permitem que os usuários aumentem ou diminuam o volume de sua voz, eliminem ruídos de fundo e até mesmo alterem o tom de sua voz. Isso pode ser útil para quem precisa se comunicar em ambientes barulhentos ou para aqueles que desejam ter um som de voz mais profissional durante as chamadas.