A HBO lançou em seu streaming recentemente The Last of Us, uma série que adapta o aclamado jogo exclusivo da PlayStation de mesmo nome, lançado em 2013 — em breve, o título também vai estrear no PC.
Como o jogo, a série recebeu uma enxurrada de críticas positivas e estreou com notas altíssimas nos sites especializados em filmes e séries. Além de contar com uma baita equipe de produção da HBO, incluindo o roteirista Craig Mazin, a adaptação também conta com a participação de Neil Druckmann, principal nome por trás de The Last of Us nos games.
Aproveitando o assunto, o Jornal dos Jogos reuniu as melhores adaptações baseadas em videogames segundo a crítica. Ou seja, o ranking abaixo é completamente baseado nas avaliações que temos em sites como Rotten Tomatoes e IMDB. Vamos à lista!
Sonic the Hedgehog 2
Sonic the Hedgehog 2 é a sequência direta do primeiro filme do nosso querido ouriço azul, famoso pela série de jogos desenvolvidos pela Sega. A história do filme traz personagens memoráveis dos jogos do Sonic, como o Knuckles, Tails e o terrível Dr. Robotnik, interpretado por Jim Carrey. Nesta aventura, o Sonic e seus parceiros terão que embarcar em uma jornada pelo mundo para encontrar uma esmeralda com o poder de destruir civilizações, antes que ela caia em mãos erradas.
Pokémon: Detective Pikachu
Pokémon: Detective Pikachu é uma adaptação da história do Pokémon, uma das maiores franquias dos videogames e o carro chefe da Nintendo. O filme dirigido por Rob Letterman é o primeiro live-action de Pokémon e que desgarra das características que marcaram este universo, e coloca o Pikachu em uma aventura investiga junto com seu colega Tim, filho de um detetive desaparecido e que juntos agora devem descobrir o misterioso sumiço. Claro que os dois vão encontrar muitas adversidades pelo caminho.
Angry Birds 2 – O Filme
Angry Birds é uma série de jogos para celular sensacionais, que cativou o público por muitos anos. Logo, nada mais justo que adaptar o mundo desses pássaros para as telonas. Em 2016 isso aconteceu, Angry Birds chegava aos cinemas de todo o mundo, mas não teve uma recepção muito boa pelos críticos, ainda assim ganhou uma continuação. Escrito por Eyal Podell (que também participou de Carros 3), Angry Birds 2 foi lançado em 2019 nos cinemas e diferente do primeiro filme teve uma ótima recepção do público e da crítica. Dessa vez os porcos e os pássaros vão ter que deixar suas desavenças de lado e formar uma aliança para combater um novo perigo que ameaça a todos.
Werewolves Within (Um Lobo entre Nós)
Werewolves Within é um jogo da Ubisoft em realidade virtual que ganhou uma adaptação para os cinemas em 2021. No jogo original você e os outros jogadores da partida devem descobrir — através de perguntas, questionamentos e com muita desconfiança — quem é o lobisomem. Na versão adaptada, o lobisomem ainda é o objetivo. Esse longa de terror e comédia se passa na pequena cidade de Beaverfield e começa a se desenrolar quando uma tempestade de neve prende seus moradores dentro da pousada local. Assim, um guarda florestal novato e a funcionária dos correios devem proteger os habitantes da cidade, enquanto descobrem o segredo por trás de uma estranha e mortífera criatura que espreita na escuridão.
The Witcher
The Withcer (série) é a adaptação da famosa franquia The Witcher, desenvolvida pela CD Projekt RED. Na série, Geralt de Rivia (interpretado por Henry Cavill) é um bruxo que caça monstros por dinheiro e que luta para encontrar seu lugar num mundo onde pessoas são mais cruéis que criaturas. Porém, no meio do caminho acaba encontrando duas pessoas que mudarão sua vida para sempre, a feiticeira Yennefer de Vengerberg e a princesa poderosa Cintran Ciri, que tem suas vidas conectadas em um certo ponto da história.
The Witcher: Nightmare of the Wolf
The Witcher: Lenda do Lobo é mais uma adaptação da franquia The Withcer e sem dúvidas alguma a melhor relacionada a este universo. Esta animação conta a história de Vesemir, um excêntrico e jovem bruxo que mais tarde viria a ser o mentor de Geralt de Rivia. Nessa aventura o jovem Vesemir terá de enfrentar demônios do passado e aprender que alguns trabalhos de bruxo são mais importantes do que ganhar dinheiro. Repleto de easter eggs e com uma animação sensacional, The Witcher: Lenda do Lobo é uma ótima para nos aprofundarmos ainda mais neste mundo cheio de mistérios.
Castlevania
Castlevania é inspirado na série de jogos de mesmo nome que fez sucesso na década de 80. A primeira temporada da série aborda mais especificamente o terceiro jogo da franquia, Castlevania III: Dracula’s Curse, lançado em 1989. A série conta a história de Trevor Belmont, que com a ajuda de habilidosos guerreiros tentam defender o leste europeu do terrível Drácula, que ameaça a região com seu exército de monstros e demônios. A produção foi muito bem recebida pelos fãs e até aprofundou mais na história que os jogos (pelas limitações da época). A animação foi tão bem recebida que foi renovada por 4 temporadas pela Netflix.
Cyberpunk: Edgerunners
Cyberpunk: Edgerunners é uma série animada de 10 episódios inspirada no Cyberpunk 1077, jogo desenvolvido pela CD Prokekt RED. Diferente do jogo que teve diversos problemas em seu lançamento, a série animada foi muito elogiada pelos fãs e pela crítica, com destaque para seus personagens e qualidade de animação. A série conta a história do jovem promissor David Martinez, que tenta sobreviver na cidade de Night City, uma cidade futurista obcecada por tecnologia e modificações corporais. Após perder tudo que tem um tiroteio, ele decide viver como um mercenário fora da lei também conhecido como Cyberpunk.
Arcane
Arcane é uma das melhores produções da Netflix e sem dúvidas alguma uma das melhores produções inspiradas em videogames. Baseado no jogo League of Legends, Arcane é uma animação que reconta as histórias de Vi e Jinx, que encontram-se nos lados opostos de um conflito com convicções conflitantes e tecnologias misteriosas entre as cidades-gêmeas de Piltover e Zaun. Além de Vi e Jinx, a série ainda conta com a participação de diversos outros personagens do MOBA da Riot Games. Arcane é também aclamada nas premiações, sendo vencedora de 4 categorias no Emmy 2022 e arrematando 9 prêmios no Annie Awards, considerado por muitos o Oscar das animações.
The Last of Us
Chegamos então à mais recente de todas essas adaptações e que no momento que escrevo esse texto só teve 1 episódio lançado. Porém, foi mais que suficiente para considerar The Last of Us uma das melhores adaptações dos videogames de todos os tempos. Diferente de outras produções citadas aqui, como Arcane e Cyberpunk: Edgerunners, que contam histórias baseadas nesse universo, a série da HBO adapta a história do aclamado The Last of Us, desenvolvido pela Naughty Dog. Com mesmos personagens, muitas vezes o mesmo enquadramento do game e algumas vezes com linhas de diálogos idênticas. Para ser ainda mais fiel à obra original, a HBO decidiu utilizar os mesmos dubladores do game, na série. Um detalhe que agradou uma grande parte fãs, mas a outros não. O fato é que a série foi tão bem recebida pelo público que chegou a ser a segunda maior estreia da HBO e alcançou a segunda posição entre as séries mais bem avaliadas no IMDb.