Categorias
Celular PC Xbox

Microsoft vai driblar Apple e lançar Xbox Game Pass Ultimate no iOS em 2021

Assim como o Amazon Luna, a empresa utilizará uma “gambiarra” para evitar a App Store e levar seu serviço aos iPhones e iPads

O Xbox Game Pass Ultimate já está disponível no Android desde a metade de setembro. Com o uso da tecnologia xCloud, a Microsoft permite que os assinantes joguem os games da plataforma via nuvem no celular, sem custos adicionais, mas apenas em alguns países.

A comodidade ainda não está disponível no iOS, mas isso deve acabar em breve. A Apple possui regras que dificultam o lançamento de plataformas de games para iPhones e iPads, porém, a Microsoft encontrou uma solução para “dibrar” a dona do sistema.

“Nós absolutamente acabaremos chegando ao iOS”, disse Phil Spencer, em reunião na Microsoft. (Via: Business Insider)

De acordo com o Business Insider, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, revelou em uma reunião interna da Microsoft que o xCloud chegará ao iOS via navegador. A solução ainda está em desenvolvimento e será disponibilizada em 2021, que também é janela de lançamento para o serviço no Windows 10.

Como o xCloud funcionará no iOS?

A versão de Android do Xbox Game Pass realiza streaming de games por meio de um aplicativo próprio, disponível para download na Play Store. No iOS, a solução será diferente.

As diretrizes da App Store, a loja de apps da Maçã, exigem que cada jogo presente em um serviço de streaming seja catalogado na loja e aprovado pela Apple. A medida dificulta a vida de plataformas como Stadia e Game Pass, que, em tese, precisariam listar centenas de jogos dentro da plataforma da Maçã.

Enquanto Stadia e xCloud podem ser rodados até simultaneamente no Android, nenhum dos serviços está no iOS

A solução da Microsoft não envolverá a App Store e funcionará fora da loja de aplicativos. A empresa está trabalhando para rodar o xCloud diretamente em navegadores móveis, como o Google Chrome, o que permitiria jogar sem a necessidade de baixar o app do Game Pass na loja do iOS.

Amazon Luna fazendo escola

A solução de Phil Spencer para lançar o Game Pass Ultimate no Android não é uma novidade. Recentemente, a Amazon anunciou seu serviço de streaming de games, o Luna, e pegou todo mundo de surpresa ao revelar que o serviço para iPhones e iPads.

Amazon Luna
Ainda em acesso antecipado, o Amazon Luna foi anunciado com versão para iOS via navegador

O site oficial da plataforma diz, nas famosas letras miúdas, que o Luna funcionará via navegador web no iOS. Ou seja, assim como Google e Microsoft, a Amazon também teve problemas para levar seu serviço à loja de apps da Maçã e precisou encontrar uma alternativa.

Até o momento, a Apple não comentou oficialmente sobre o assunto, mas a empresa possivelmente não vai gostar da solução adotada por Microsoft e Amazon.

Polêmica da Apple

A dona dos iPhones justifica as diretrizes rígidas para serviços de games como uma medida de segurança da loja. Porém, algumas especulações apontam que um fator extra pode estar influenciando no processo de aprovação de serviços como Stadia e Game Pas no iOS.

Xbox Game Pass no celular via xCloud, com controles da linha Xbox
O Android é um único sistema operacional de celular que suporta o xCloud atualmente

Um antigo diretor da App Store, Phil Shoemaker, disse ao Business Insider que a empresa dificulta a vida dos serviços de streaming para favorecer seu próprio serviço de games. A empresa de Cupertino anunciou, no ano passado, o Apple Arcade, que traz uma seleção de games e apps por um preço mensal fixo.

O modelo de negócio do Apple Arcade é similar ao utilizado pelo Game Pass, que também segue o modelo “Netflix dos games” e traz diversos jogos para baixar por uma mensalidade. Segundo Phil Shoemaker, as regras que impedem a chegada de serviços de jogos na App Store também deveriam bloquear a solução da própria Apple, já que o funcionamento da plataforma é exatamente igual aos concorrentes.

Em tese, o Apple Arcade viola as regras que
impedem a chegada do Game Pass na App Store

“O serviço de jogos da Apple, o Apple Arcade, é um tipo de aplicativo que era ‘proibido na loja’ quando oferecido por outros desenvolvedores”, diz o ex-funcionário da companhia. Porém, a Apple permite seu próprio aplicativo na loja, embora ele viole as diretrizes existentes da [App Store].”

Vale lembrar que a Apple constantemente enfrenta processos antitruste por denúncias de competição injusta em seu sistema operacional. Recentemente, diversas empresas concorrentes chegaram a se unir para tentar acabar com as políticas de dominância da empresa no iOS.

Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.