Com dezenas de lançamentos que ocorrem diariamente, a indústria de games movimenta muita grana. Segundo a consultoria Newzoo, este gigantesco mercado, que já supera música e cinema, movimentou uma receita de US$ 184,4 bilhões em 2022.
Antes de ser um sucesso global, no entanto, os games passaram por um longo período de crescimento e aceitação, que durou décadas. Para que jogos como God of War Ragnarok e Elden Ring pudessem correr atualmente, diversos games tiveram que engatinhar em uma indústria cheia de possibilidades e desafios.
Para relembrar um pouco da evolução do mercado de games, o Jornal dos Jogos lista hoje 7 games que marcaram o segmento durante os anos! Confira!
Pong
Não podemos fazer uma lista de jogos icônicos sem mencionar o primeiro grande game da história. Lançado em 1972, Pong é um simples jogo de tênis de mesa criado pela Atari, com gráficos rústicos e gameplay simples.
No entanto, sua simplicidade foi revolucionária para a época. O game foi um dos primeiros jogos eletrônicos comercialmente bem-sucedidos e ajudou a lançar a indústria de jogos. Pong é importante até hoje justamente por causa disso: além de ser pioneiro, o game mostrou que a indústria de games podia ser muito rentável.
Tetris
Criado originalmente na União Soviética em 1984 por Alexey Pajitnov, Tetris rapidamente se tornou um sucesso mundial e ganhou o coração de muitos jogadores. Seu sucesso foi tanto que a franquia perdura até hoje e é uma das mais vendidas de todos os tempos. A popularidade desde o lançamento é tanta que existe até o “Efeito Tetris“, uma condição em que a pessoa passa tanto tempo fazendo uma atividade que começa a sonhar com ela, além de tentar encaixá-la em padrões da vida.
O game mais recente da franquia é Tetris Effect Connected, que adicionou multiplayer e efeitos musicais na experiência com puzzles.
Super Mario Bros
Lançado em 1985, este jogo de plataforma da Nintendo rapidamente se tornou um dos jogos mais vendidos de todos os tempos. O game definiu o gênero de plataformas, servindo de inspiração até hoje para múltiplos lançamentos.
O legado de Super Mario Bros também é importante para a Nintendo. O sucesso dos personagens é tão grande que a empresa e seus encanadores são vistos como referência aos games até hoje, mesmo com tantos lançamentos de sucesso no mercado.
The Legend of Zelda
Lançado em 1986, o jogo de aventura e ação da Nintendo foi um dos primeiros jogos a oferecer uma experiência de mundo aberto e exploração livre para os jogadores. A franquia The Legend of Zelda inclui diversos títulos de sucesso que marcaram a indústria de games, incluindo Ocarine of Time e Breath of the Wild.
Doom
Lançado em 1993, o jogo de tiro em primeira pessoa Doom revolucionou o gênero e definiu o padrão para os jogos de tiro em primeira pessoa que viriam depois. Com vários lançamentos no decorrer dos anos, o jogo voltou a se tornar hit após um retorno em 2016, que foi seguido por Doom Eternal.
O sucesso e o legado da franquia são tão grandes que ajudaram na decisão da Microsoft de comprar a Bethesda, desenvolvedora que também possui em seu catálogo jogos como Skyrim.
Minecraft
Lançado em 2009, este jogo de construção e sobrevivência se tornou um fenômeno mundial, vendendo milhões de cópias em todo o mundo. Além de ser um dos games mais vendidos até hoje, o game influenciou a indústria mostrando como jogos simples e focados na criatividade do jogador podem ter sucesso.
O sucesso de Minecraft também influenciou o mercado na implementação do crossplay. Graças a Minecraft, Fortnite e outros jogos online, agora é padrão na indústria que o multiplayer de games não tenham barreiras de plataformas, permitindo que usuários de diferentes consoles joguem juntos.
Minecraft pode ser jogado em todos os consoles e PCs atuais, bem como no celular. O jogo ainda conta com uma versão grátis, disponível em navegadores neste link.
Para você, qual é o jogo mais marcante de todos os tempos? Compartilhe esta publicação nas redes sociais e deixe sua opinião!