Fórmula 1 2023 é o último lançamento da franquia da EA Sports que traz para os videogames a experiência da maior categoria automobilística do mundo. Neste ano, a EA melhorou a jogabilidade comparado ao seu antecessor, deixou algumas das ideias malucas do F1 22 e trouxe uma repaginação para o modo online.
Além disso, trouxe a continuação do Braking Point, ausente no jogo passado. Mas será que vale a pena? Testamos o jogo no Xbox Series S, com uma cópia cedida pela Eletronic Arts Brasil, e vamos contar um pouco mais sobre a nossa experiência e se vale a pena adquirir o game.
Melhorias perceptíveis
Sem dúvida alguma, a melhor novidade desta edição é a melhora significativa da jogabilidade, principal alvo de críticas do F1 22, que resultou em um maior interesse da Codemasters para corrigir isso no F1 23. Primeiramente, o controle do carro ficou muito mais responsivo: finalmente sentimos o carro repetir o que fazemos seja no volante ou no controle.
Essa sensação do carro não responder bem aos nossos comandos foi o que afastou muitos fãs do jogo passado e que trouxe eles de volta nesta edição. Podemos reparar isso vendo a análise média dos usuários em plataformas como a Steam.
A inteligência artificial também está melhor e proporciona mais dificuldade a gente, com mais disputas que consequentemente deixam as corridas mais divertidas. Essa melhora da IA aliado ao novo sistema de desgaste dos pneus tornam as corridas mais longas, como na nova opção de distância 35%, mais dependentes da nossa estratégia se quisermos ter êxito.
BRAKING POINT 2
O Braking Point 2 voltou no F1 23 para matar a saudade que o modo deixou na edição passada e mostrar mais da história cativante de Aiden Jackson, Casper e Devon Butler. Nesta continuação, tivemos adição de novos personagens que deixaram a história melhor e implementaram boas ideias que podem ser mais bem trabalhadas em capítulos futuros.
Além disso, o drama da história é ainda mais intensificado aqui, até pelo formato “Drive to Survive” que o modo adotou. No geral, o modo evoluiu e está tão divertido quanto o primeiro. Se você quiser saber mais, pode ler a nossa análise completa do Braking Point 2 clicando aqui.
Gráficos
F1 23 não melhorou tanto na parte gráfica, vemos uma semelhança muito grande com os últimos jogos na franquia e com certeza não é um atrativo se você leva essa parte em consideração para adquirir o game. É possível que veremos uma grande atualização quando a Codemasters resolver investir em uma game da F1 que possibilite tirar o máximo da nova geração de consoles, o que não aconteceu ainda, mesmo que esta nova geração esteja indo para seu quarto ano.
Porém, não posso ser injusto e falar que não mudou nada. A ambientação está bem mais bonita e, principalmente na chuva, o jogo salta aos olhos. Mesmo no Xbox Series S, plataforma em que testei o jogo e que possui capacidade gráfica significativamente inferior em comparação com o Xbox Series X e PS5, o jogo está muito bonito e perde apenas em resolução para seus primos ricos da família.
No PC, a experiência é tão boa quanto, principalmente por ser muito bem otimizado. Há ainda a opção de Ray Tracing, que se utilizada com tecnologias como o DLSS ou FidelityFX pode entregar um ótimo desempenho.
F1 WORLD
O F1 World é como uma central para os modos de corrida solo e multiplayer. Além dos modos tradicionais de GP Multiplayer, GP e tomada de tempo, o jogo introduziu um sistema de licenças, as séries, que levam em consideração o nível tecnológico do seu carro e uma nova mecânica para o multiplayer com ranking.
O nível tecnológico é uma forma de melhorar seu carro para participar de eventos nas séries, que passam diversos circuitos do calendário da Fórmula 1. Quanto maior foi seu nível tecnológico, melhor será o desempenho do seu carro na pista e mais vantagem no grid você terá. As licenças são uma forma funcionam tanto nas séries como nas corridas com ranking, quanto mais alto for seu nível de licença, mais difíceis serão as corridas.
Por fim, os objetivos são algumas metas para ganhar recompensas. Ao concluí-las, você receberá alguns bônus que permitirão evoluir seu nível tecnológico e ir cada vez melhor nas séries.
F1 23 vale a pena?
Avaliar se o F1 23 vale a pena é um pouco complicado: há tantos pontos para não recomendar como para indicá-lo. A volta do Braking Point, novos modos no F1 World que dão vida maior no online do jogo e a melhora significativa da jogabilidade são pontos muito positivos e valem a pena serem ressaltados.
Porém, no outro lado da balança, temos o descaso com os modos carreira de piloto e de equipe, que são praticamente iguais ao do F1 22, a pouca evolução gráfica e o preço de lançamento. No PC, por exemplo, o valor do jogo aumentou R$ 100,00 em relação à edição passada.
Se você é um jogador que é fã do esporte e gosta de ter o grid atualizado, carros dessa temporada e estava insatisfeito com a gameplay do F1 22, vai gostar muito do F1 23 e vale a pena comprar. Por outro lado, para você que é jogador casual do F1, o preço ainda está muito alto e o jogo não tem tantas novidades assim para compensá-lo.
O mais recomendável é que você espere uma promoção que permite pegar o game com um preço mais acessível. Atualmente, pouco tempo depois do lançamento, já é possível encontrar o jogo com até 40% de desconto, o que é um bom sinal.
Mesmo com seus defeitos, F1 23 é um ótimo jogo e vale a pena ser experimentado em algum momento.