F1 24 é o novo da franquia de Fórmula 1 da EA que chegou com diversas novidades comparado aos seus antecessores. Pois é, após muito tempo com lançamentos anuais que não traziam grandes mudanças, temos evoluções consideráveis no novo título, principalmente na pilotagem, ponto de discussão forte para alguns entusiastas da franquia.
Mas não foi só isso, fora das pistas tivemos melhorias notáveis, principalmente no modo carreira, que estava pedindo por uma mudança há tempos. Mas será que vale a pena apostar no novo game ao invés de sua versão anterior?
Testamos o jogo no Xbox Series S, com uma cópia cedida pela Eletronic Arts Brasil e vamos discutir aqui alguns dos pontos positivos e negativos na review completa de F1 24!
Pilotagem diferente
Com certeza, o ponto mais controverso e que pode desagradar é a jogabilidade de F1 24, pois sofreu algumas “pequenas grandes” alterações. Entre as adições, o Dynamic Handling chama a atenção, pois trouxe uma pilotagem “estranha”, fazendo com que o carro respondesse de maneira diferente em diversas situações.
No F1 24, sentimos muito as saídas de traseira/dianteira enquanto pilotamos o carro, trazendo ainda mais importância ao setup utilizado. Com essa pilotagem diferente, surgiu uma nova opção nas configurações de setup, permitindo ajustar melhor o carro para a forma como pilotamos.
Além disso, temos uma interferência maior do ar sujo, que é basicamente uma zona de baixa pressão aerodinâmica, fazendo com que percamos aderência. Ou seja, você vai sentir diferença entre fazer uma volta contra o vento e fazer uma volta atrás de outro carro. Eu, Ramon, jogando no controle com algumas assistências, senti essas diferenças e estranhei muito a gameplay no início, mas como tudo na vida, precisamos nos adaptar. Se está mais real ou não, não consigo afirmar, pois tenho um conhecimento básico em jogos em simuladores. O F1 24 não é exatamente um simulador, mas uma mistura de simulação com arcade.
O ERS, a famosa energia, também é diferente. Agora, ao mesmo tempo em que é consumida mais rapidamente, a energia também é carregada nas retas, permitindo diversas estratégias durante uma volta rápida ou corrida. Assim como o ERS, os pneus também sofreram alterações, agora com um novo sistema de temperatura que varia de acordo com vários fatores, trazendo mais realismo.
Enfim temos um modo carreira?
O modo carreira foi a parte que mais recebeu novidades e chegou em tempo, pois já estava um pouco desgastado. O modo carreira do F1 24 recebeu novas cinemáticas, um sistema novo de rivalidades, objetivos extras para as corridas e um novo relacionamento com a equipe.
O jogo agora tem um sistema de overall, como nos jogadores do FIFA. Cada piloto tem essa pontuação, que influencia diretamente em suas performances. No modo carreira, ao iniciar com um novo piloto, começamos com um overall baixo e vamos aumentando conforme nosso desempenho nas corridas.
O overall é basicamente uma média entre cinco categorias: experiência, pilotagem, atenção, ritmo e foco. A cada corrida, dependendo da nossa colocação e desempenho, ganhamos ou perdemos pontos, o que traz uma dinâmica diferente e uma motivação a mais quando corremos em equipes menores. Queremos desempenhar bem para sermos melhores e entrar em uma equipe mais forte.
Esse sistema de overall também influencia nossos contratos agora. Na negociação, definimos uma meta e precisamos atingi-la até o final da temporada, ganhando mais reconhecimento com a equipe e podendo renovar o contrato. A assinatura do contrato tem uma nova animação, que veio junto com a animação das reuniões secretas, outra novidade do F1 24. Agora podemos nos reunir secretamente com outras equipes e negociar sem que a nossa equipe atual tome conhecimento.
Outra coisa nova do modo carreira e que dá um tempero a mais nas corridas são os especialistas. Com eles, podemos definir objetivos para completar durante as corridas e, conforme vamos cumprindo, melhoramos os relacionamentos com eles. Isso resulta em benefícios, como menor chance de falha em melhorias, dependendo do nível de relacionamento com o especialista em fabricação, por exemplo. A cada corrida, você poderá ver os especialistas disponíveis e escolher quais objetivos deseja alcançar durante o final de semana.
Infelizmente, o modo de personalização do carro e do piloto ainda continua com poucas opções, mas agora temos um propósito na academia de pilotos. Escolher a academia de pilotos de certa equipe nos dá mais reconhecimento dentro das equipes da mesma. Um pequeno detalhe, mas que dá serventia para algo que era irrelevante antes. Gostaria que ainda fosse como em jogos antigos, em que a academia ditava a escalada de equipes que iríamos, como começar na Haas e depois subir para a Ferrari.
O sistema de rivalidades também está melhor, com novas animações pós-corrida e mais estatísticas. Além disso, podemos ver as peças que nosso colega de time está criando para melhorar seu carro, permitindo acompanhar melhor e tentar copiá-lo ou fazer nossas próprias melhorias.
Poucos problemas
Não tive muitos problemas com o F1 24, mas dois em particular me incomodaram bastante e estavam relacionados à inteligência artificial (IA). O primeiro aconteceu no modo carreira como piloto, enquanto eu ainda estava na F2. Os pilotos da IA, por algum motivo, não sofriam com a chuva. Usavam o mesmo composto de pneus de pista seca e ainda tinham tempos altos.
O outro problema também estava relacionado à chuva, mas agora na F1, em que mesmo eu tendo claras dificuldades na chuva, consegui uma volta que colocou quase 1.5 segundos no segundo colocado. Pelo carro que estava e meu desempenho na volta, não fazia sentido.
Tentei verificar as notas de atualizações divulgadas pela EA, mas não encontrei nenhuma resposta. Porém, não tive mais esses problemas com chuva depois da atualização do jogo. Talvez tenham sido casos isolados.
Gráficos: o bom e velho feijão com arroz
O F1 24 não tem nenhum salto gráfico perceptível, mas ainda assim o jogo continua muito bonito. As texturas das pistas e todos os assets que envolvem o autódromo são sensacionais e a mudança de clima está perfeita como sempre. Detalhes como lens flare, alguns efeitos de gotas de água ou terra na câmera também estão presentes no game e dão aquela pitada de realismo a mais.
Outro ponto que vale destacar aqui é que as faces dos pilotos estão consideravelmente melhores. O que me causou estranheza no F1 23, já que as faces do Breaking Point 2 eram muito superiores às dos pilotos. No F1 24 já não temos isso, as faces foram melhoradas e não temos aqueles bonecos com texturas pavorosas.
Adições bem-vindas
Um dos grandes focos da Codemasters nesta edição foram as atualizações dos circuitos para condizer com as pistas na vida real, trazendo mais realismo. Isso é esperado anualmente, já que é um jogo focado apenas em autódromos onde a Fórmula 1 corre, diferente de outros jogos de simulação que incluem pistas de diversas categorias.
Além das atualizações dos circuitos, o jogo recebeu novas cinemáticas, que comentei brevemente no modo carreira, e vozes reais dos pilotos durante momentos chave. Esse é um recurso presente no F1 Manager e que eu queria muito ver no F1 da EA. Admito que não experimentei tanto, pois costumo jogar o modo carreira com um personagem meu, mas de toda forma é uma novidade muito bem-vinda.
Vale a pena?
É difícil avaliar um jogo que é lançado anualmente e não muda drasticamente como os jogos de esportes da EA. Talvez não seja difícil, mas injusto. Há uma base desenvolvida com as regras atuais, física, gráficos, e restam alterar pequenas coisas para ter um jogo novo que possa ser vendido a preço cheio. Nessa etapa da discussão, entramos naquele ponto: por que não comercializar apenas uma atualização? Transformar o jogo em game as a service não seria mais vantajoso para o público? Quem sabe.
O fato é que temos que levar em consideração o que temos e se as novidades fazem valer a pena o preço tão alto a cada ano. Para o F1 24, a EA trouxe uma série de atualizações, algumas muito boas, como mudanças nos circuitos, redesign das faces dos pilotos, grandes adições ao modo carreira e uma pilotagem diferente, que pode agradar a uns e outros não. Na minha opinião, foi um saldo positivo. Contudo, ainda acho que não vale o preço cheio. Se você já tem F1 23, não precisa ter pressa para adquirir o próximo jogo. Vale esperar por uma promoção.
Por via das dúvidas, você pode testar o jogo através do EA Play, que está incluído no Xbox Game Pass Ultimate e PC Game Pass, por exemplo. Teste o jogo e veja se as diferenças compensam migrar agora ou adquirir mais tarde em uma promoção.
F1 24 já está disponível para PC e consoles. Uma cópia do jogo foi cedida pela EA para a realização deste review. Para mais conteúdos sobre o game, fique ligado aqui no site do Jornal dos Jogos!