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Back 4 Blood diverte, mas sem deixar sombra de Left 4 Dead – Análise

O maior erro da Turtle Rock foi não arriscar mais

Dezembro de 2020. Durante a edição anual do The Game Awards, o apresentador Geoff Keighley anuncia a “World Premiere” de mais um game. O trailer em questão exibe quatro sobreviventes em um apocalipse zumbi, trabalhando juntos para conter uma horda de mortos-vivos de diferentes tipos. Para a alegria dos órfãos da Valve, parecia que o aguardado Left 4 Dead 3 finalmente estava sendo revelado. Só que não.

Naquela noite, o jogo revelado foi… Back 4 Blood. Produzido pela Turtle Rock, o mesmo estúdio por traz dos jogos de zumbi da Valve, o game é praticamente um sucessor espiritual da série Left 4 Dead. A diferença é que o game possui uma parceria com a Warner, que cuidou da distribuição do título para diferentes plataformas — PlayStation, Xbox e PC, incluindo lançamento direto no Xbox Game Pass.

Back 4 Blood Reveal Trailer | Game Awards 2020

Como o próprio trailer de revelação destaca, a essência de gameplay é praticamente a mesma, o que certamente vai agradar os fãs de longa data da Turtle Rock. No entanto, o jogo possui algumas mudanças que certamente vão afetar a experiência de quem passou muitos anos dando tiro em Left 4 Dead.

Redenção do estúdio

Além de representar o resurgimento de Left 4 Dead, Back 4 Blood representa uma bela redenção para a Turtle Rock. Após os anos de sucesso ao lado da Valve, o último grande projeto da desenvolvedora foi Evolve, que foi lançado em 2015 e flopou hard. O game focado em partidas de multiplayer assimétricas se saiu tão mal que você nem pode mais adquirí-lo na Steam — só restou uma página para lembrar da vergonha do estúdio.

Ao que parece, a Turtle Rock aprendeu com o erro e realizou um ótimo trabalho em parceria com a Warner. Back 4 Blood consegue entregar a diversão de Left 4 Dead com o frescor da atual geração de consoles. O problema, porém, é que alguns pequenos erros deixam o jogo em uma espécie de zona de conforto.

Back 4 Blood podia sair da sombra de seu “antecessor” e ser um jogo com mais personalidade, mas alguns erros cometidos pela Turtle Rock tornam apenas o o projeto um “Left 4 Dead 3”.

Gameplay clássico, mas
com visual renovado

Back 4 Blood capricha em conseguir trazer o gameplay cooperativo de “quatro contra zumbis” para a geração atual de consoles. Trazendo um grupo de personagens carismáticos sobrevivendo ao apocalipse, o jogo combina gráficos modernos com uma jogabilidade de tiro que funciona muito bem.

Assim como em Left 4 Dead, é muito delicioso atirar em zumbis em Back 4 Blood. Explorar os belos cenários em busca de suprimentos e sobreviver com os amigos é bem divertido. Para deixar a experiência ainda mais imersiva, o game ainda traz dublagem em português brasileiro, com uma localização que segue os padrões de qualidade da Warner, que manda muito bem nesse assunto.

Entretanto, a parte da sobrevivência no apocalipse zumbi pode ser árdua de vez em quando. Tanto no solo quanto em grupo, o jogo possui alguns momentos bem difíceis — tão difíceis que até parecem desbalanceamentos, o que pode causar certa frustração. Ainda assim, no geral, o sistema de armas e upgrades garante bastante poder de fogo para os jogadores enfrentarem as hordas de zumbis. Seguindo o conselho do Batman, basta se preparar e ter pensamento estratégico que tudo dá certo no final.

Sistema de cartas é ótimo

Enquanto Back 4 Blood vem chamando a atenção pelo seu estilo Left 4 Dead desde seu lançamento, o grande destaque do jogo fica para o sistema de cartas. Apesar de parecer confuso no começo, a novidade é uma grande adição ao gameplay e garante bastante variedade na jogabilidade.

O sistema de progressão com cards permite que você monte baralhos com vantagens para os personagens, que por si só já possuem diferentes tipos de habilidades. Com isso, você pode tornar seu soldado mais forte, rápido ou dar foco para cura, por exemplo, o que permite balancear o time para tirar melhor proveito de cada um dos membros da equipe.

Os cards garantem mais customização
e variedade ao gameplay

No começo de cada partida, o game também apresenta “cartas corrompidas”, que basicamente são modificações no cenário para garantir que cada visita a uma fase seja diferente. Ou seja, mesmo que você jogue várias vezes no mesmo local, Back 4 Blood tentará diversificar os inimigos para oferecer desafios diferentes.

Sistemas como esse dão uma ideia de como Back 4 Blood tem potencial para ser muito mais que um Left 4 Dead 3, mas parece que a Turtle Rock se contentou com esse título, o que não é uma coisa ruim, convenhamos.

Problemas…

Como o próprio nome indica, Back 4 Blood é um jogo feito para ser aproveitado em grupos com até quatro jogadores. A experiência é otimizada para que você feche um esquadrão com seus amigos. Esse foco, porém, acaba sendo punitivo para quem busca enfrentar o game de outras formas.

Back 4 Blood permite que você jogue toda a campanha principal em modo solo, acompanhado por bots. No entanto, o jogo sofre com grandes cortes que deixam a experiência longe do ideal. Além dos robôs burros que te acompanham, o usuário precisa lidar com limitações sem sentido impostas pela desenvolvedora.

Back 4 Blood é lindo, mas não é amigável com jogadores “forever alone”.

Ao jogar sozinho, você não recebe pontos de progressão, que servem para comprar novas cartas e skins para os personagens. As conquistas, que são incentivo para a galera que curte caçar troféus, também são desativadas no modo solo.

Além disso, a desenvolvedora também não trouxe modo de tela dividida para Back 4 Blood, o que certamente seria uma adição interessante para o estilo do jogo. Detalhes como esses, que podem ser corrigidos no futuro, deixam o jogo na sombra da franquia Left 4 Dead.

Sem Valve, mas com Xbox

Para a infelicidade da galera que ainda está no jogo antigo da Valve, a nova produção da Turtle Rock também deixa de lado as contribuições da comunidade. Enquanto Left 4 Dead é altamente integrado com a Steam e recebe conteúdos feitos por fãs até hoje, Back 4 Blood é um jogo de R$ 250 “fechado”.

A qualidade de Back 4 Blood, que conquistou uma base de fãs no PC mesmo com o preço alto, mostra como a Valve deixou passar uma grande chance. Afinal, se o jogo tivesse sido lançado como Left 4 Dead 3, com todos os benefícios entregues pela Steam, certamente teríamos um sucesso avassalador nas mãos da companhia.

De qualquer forma, outra empresa acabou se aproveitando do potentical de Back 4 Blood: a Microsoft. O jogo é um dos lançamentos recentes que melhor se aproveita dos recursos do Xbox. O jogo conta com progressão compartilhada entre PC e consoles, chegou diretamente no Game Pass e ainda funciona via xCloud.

Vale a pena?

Se você está com preguiça de ler o textão e veio direto pra cá, nós resumimos aqui: Back 4 Blood é muito divertido e vale muito a pena com o Xbox Game Pass. Se você não quer assinar, a nossa dica é esperar uma promoção, já que R$ 250 é um valor bastante alto para um game do gênero.

O jogo moderniza o estilo de Left 4 Dead com gráficos aprimorados e gameplay moderno, além de trazer recursos como crossplay. O sistema de cartas também é ótimo e garante bastante diversidade para o gameplay.

No entanto, o jogo não vai muito além de seu “muso inspirador” e comete erros que poderiam ser evitados. A Turtle Rock parece aberta a ouvir a comunidade, o que é ótimo. Quem sabe no futuro, Back 4 Blood, com melhorias e um preço mais em conta, Back 4 Blood se torne um game ainda mais interessante do que já é atualmente.


A Warner Games Brasil cedeu uma cópia do game para análise. Os testes foram realizados com o game no PC e Xbox Series X.

Por Mateus Mognon

Jornalista formado na UFSC e criador do Jornal dos Jogos, veículo que reúne as principais notícias de games com curadoria e aquele "jeito moleque" de escrever.