Categorias
Análises PlayStation

Astro Bot é um jogo de plataforma clássico feito sob medida para o PS5 – Review

Repleto de referências, Astro Bot é um jogo de plataforma lindo, divertido e feito para fãs do PlayStation.

A PlayStation está passando por um ano sem grandes lançamentos de suas franquias, o que fez o jogo Astro Bot se tornar um dos principais títulos da empresa chegando ao PS5 em 2024. Apesar de ter recebido pouco material de marketing, o jogo deixou claro em seu trailer de anúncio que traria um gameplay de plataforma bem completo e nostálgico.

Após cerca de uma semana jogando o título no PS5, posso garantir que isso é 100% real: Astrobot chega com um estilo de diversão que víamos nos jogos clássicos da era PS1 e PS2, mas com uma roupagem totalmente adaptada para os dias atuais.

A seguir, confira mais detalhes sobre esse brilhante lançamento na nossa review completa de Astrobot, realizada com uma key cedida pela PlayStation!

Uma viagem espacial

Enquanto o multiplayer Concord nos decepcionou com sua temática espacial, Astrobot utiliza uma premissa parecida que dá muito certo. O jogador é colocado para controlar Astro após um acidente com o PS5: depois de um ataque alienígena, todos os Astrobots ficam perdidos em diferentes galáxias.

Assim, o jogador precisa enfrentar diferentes mundos espaciais com fases de plataforma e chefões, com o objetivo de coletar e salvar todos os robôzinhos. Após concluir cada fase, ou de tempos em tempos, você também pode voltar para o planeta em que a “Nave PS5” caiu, que serve como uma base para todos os Bots encontrados.

A premissa é tão básica quanto qualquer outro jogo de plataforma clássico do PlayStation. Aqui, foi impossível não comparar o jogo com Spyro, um dos principais ícones do PS1. O jogo do dragãozinho, que possui uma versão remasterizada ótima, te colocava na pele de um filhote que precisava libertar todos os parentes que foram transformados em estátua pelo vilão em diferentes mundos.

Essa premissa intergaláctica permite que Astro Bot vá muito além do jogo original lançado no PS5, que era grátis, oferecendo cenários variados e muitas opções de gameplay.

Gameplay divertido e variado

Logo nos primeiros minutos de Astro Bot, já é possível ver como o jogo é divertido no quesito gameplay. A experiência entregue em Astro’s Playroom, que já era divertida, foi ampliada consideravelmente, com novas possibilidades para lidar com os desafios.

O jogo de plataforma 3D conta com muitos espaços abertos e possibilidades de exploração, já que alguns dos Bots perdidos estão meio escondidos. Além disso, frequentemente o jogador encontra ferramentas que ajudam na hora de enfrentar puzzles e inimigos.

Logo na primeira fase, por exemplo, você encontra uma espécie de lula que pode ser inflada e te permite voar. Mais para frente, é possível encontrar “luvas que boxe” que são controladas pelos gatilhos traseiros.

A experiência de encontrar os Bots também é bem divertida, e os níveis são bem variados e incentivam a rejogabilidade. Seja “rushando” ou jogando na calma, explorando cada canto, o jogo oferece um gameplay divertido e desafiador.

Um detalhe interessante é que na segunda vez que você visita fases concluídas, é possível liberar um “pássaro radar” que te indica quando um robô não encontrado anteriormente está localizado. A solução é totalmente opcional, o que garante desafio para quem quer fazer uma busca detalhada, ou facilidade para quem só quer encontrar os robôs mais rápido.

Os robozinhos e as referências são pontos altos do game

O design dos robozinhos e as referências, inclusive, são pontos altos do game. A Asobo Studio deixou o jogo recheado de acenos tanto nos personagens quanto em fases e outros pequenos detalhes. Para quem é fã do PlayStation (e de games no geral) e ama jogos de coletar coisas, Astro Bot é uma experiência divertida e repleta de nostalgia.

Gráficos de ponta e otimização para o DualSense

Além do gameplay ser um show, Astro Bot também conquista pelos olhos e sentidos. Os gráficos do game são belíssimos e mostram como usar o potente hardware da atual geração para além dos gráficos realistas.

Cada ambiente visitado no gameplay traz um “feeling” aconchegante e aparenta muito cuidado no desenvolvimento. O estilo de arte de cada fase faz a gente imaginar como seria ter um jogo do Mario com tanta qualidade gráfica, indo além do gameplay divertido.

Detalhes como a água, os reflexos e as texturas chamam a atenção, como esperado de um jogo moderno. Você é transportado para aquele mundo lúdico ao jogar em uma televisão 4K de qualidade.

Assim como Astro’s Playroom, o jogo também se destaca por outro quesito técnico: o uso do DualSense. O novo game da Team Asobi é totalmente otimizado para o controle do PS5, aproveitando funções como feedback háptico, microfone e gatilhos adaptáveis em diversas situações do gameplay.

ASTRO BOT - Trailer de Lançamento | PS5

Além de garantir mais imersão durante a exploração e na realização de ações, os sensores do controle também são usados para movimentação e puzzles. Isso garante aproveitamento total do dispositivo, mas alguns dos quebra-cabeças não possuem tantas explicações, o que pode deixar o jogador um pouco perdido na experiência.

Enquanto toda essa otimização é possível graças ao fato de Astro Bot ser exclusivo do PS5, a maior dor que senti com o game foi a ausência de outras versões: um jogo tão bom assim merecia estar no PC e em todas as plataformas possíveis. Sério, poder rodar esse game nativamente no Steam Deck seria um sonho! Vamos ver se acontece um dia.

Vale a pena jogar?

Astro Bot chegou como quem não queria nada, após pouco material de divulgação. No entanto, o jogo me conquistou com sua experiência divertida, nostálgica e desafiadora, tornando-se um dos meus favoritos de todo o ano de 2024.

Com belos gráficos e um gameplay variado, Astro Bot faz a gente imaginar como seria um jogo do Mario 3D ou um Spyro 4, com gráficos de ponta e aproveitando ao máximo os hardwares da atualidade. O baita trabalho da Team Asobi coloca, de uma vez por todas, o novo mascote da PlayStation no panteão dos títulos de plataforma que merecem a atenção de qualquer gamer.

Seja para crianças, jogadores nostálgicos ou donos do PS5 em busca de uma experiência diferenciada de plataforma, vale a pena dar uma chance para Astro Bot, que chega em 6 de setembro exclusivamente no console da Sony.

Mande um Pix pro Jornal!

Gostou do conteúdo? Faça como o nosso leitor Welber Batista e mande um Pix para o Jornal! Use o nosso e-mail como chave: [email protected]! Você também pode incluir uma mensagem para aparecer na nossa newsletter, que sai toda segunda-feira 💌

Mande um Pix pro Jornal!

Gostou do conteúdo? Faça como o nosso leitor Welber Batista e mande um Pix para o Jornal! Use o nosso e-mail como chave: [email protected]! Você também pode incluir uma mensagem para aparecer na nossa newsletter, que sai toda segunda-feira 💌

Por Bianca Schinaider

50% gamer, 50% artista. Fã de The Sims, Diablo, Stardew Valley e tudo que der pra montar um personagem bonitinho.